A primeira coisa que preciso falar é essa.
Dia 25 de setembro essa humilde lojinha completa um ano de atividade, e com isso muitas coisas vão mudar.
Ainda não posso dizer muito sobre o assunto, mas se você está de olho em ecobags e pôsteres, recomendo agilizar sua compra porque depois não vai ter mais (eu sei, é triste, mas prometo que é uma mudança pra melhor).
Novidades na loja!
Temos novas estampas com o Notas dos Tradutores inspiradas no que eles mais fazem, que é traduzir quadrinhos. Por enquanto, temos as traduções dos queridos Peter Park, Spawn e Wolverine, mas em breve chegam mais!
(E eu até participei de um episódio com meus queridos Carlão Rutz e Taty Guedes, que você pode ouvir no Spotify).
Também está oficialmente inaugurada a categoria de memes literários na Tradushirts! Você pode colaborar com as suas ideias comentando aqui ou enviando uma DM no nosso Instagram (por favor, faça isso).
Bienal de SP
Ainda não decidi a data certa, mas estarei por lá sim! (Provavelmente entre os dias 6 e 9) Se você quiser ganhar um brinde da Tradushirts, é só me encontrar e receber os refrescos.
Vou preparar também um negocinho especial para todo mundo que postar foto usando sua Tradushirt lá, então se eu fosse você, já prepararia sua “roupa de ir”!
Mas e o mercado editorial?
Então, a última news em que eu falei meio sem filtro o negócio meio que estourou a bolha, né? Se você chegou aqui por causa dela, sinto informar que nem sempre vou escrever coisas super reflitonas e inteligentes sobre editoras, livros e afins. No geral, eu anuncio camisetas e faço trocadilhos podres.
Porém - contudo - todavia - entretanto isso não significa que não estejam acontecendo coisas que eu não informo por aqui. A maior delas talvez seja a novidade desse mês de agosto.
Iniciei no dia 5 uma nova graduação (talvez eu esteja enlouquecendo?) em análise e desenvolvimento de sistemas (ok, com certeza já estou doida) que, aos desavisados, é o curso que forma “garotos de programa”. É aí, care leitorie, que você vai me perguntar: que diabos essa menina quer com um curso de exatas? Perdemos mais uma guerreira do editorial?
Primeiro: por incrível que pareça, não é um curso de exatas propriamente dito - no sentido de que cálculo, matemática, etc são primordiais. A matemática é usada como base para a lógica de programas, mas no fim das contas a gente não precisa aprender tabuada (eu sei, impressionante). Oficialmente, o curso de ADS treina profissionais para analisar problemas e desenvolver soluções. Já entendeu onde eu quero chegar com isso? Não? Tá tranquilo, vou desenhar.
Naquela fatídica newsletter eu detectei um problema (ou vários) no mercado editorial. Ao observar as repostas e a recepção que o texto teve, consegui detectar também que é um problema que pode ser solucionado. Como eu sou uma pessoa muitíssimo desconfiada de tudo, resolvi aprender a fazer um negócio que vai resolver essas questões para nós.
Tenho detalhes? Claro que não, tô terminando a segunda semana de faculdade ainda, cara! Mas a ideia é criar uma plataforma onde editores, revisores, tradutores e demais profissionais do mercado possam se encontrar de forma padronizada. Não vou falar mais sobre isso porque tá cheio de urubu de ideia por aí, beleza? Mas em breve vou soltar um questionário enorme de longo perguntando para todos os profissionais possíveis quais funções seriam desejadas, o que é teu sonho de consumo para gerenciar um projeto editorial, e daí em diante.
Você quer me ajudar nessa empreitada? Care coleguinha, sua missão é simples: a hora que eu lançar esse questionário, o espalhe por todos os lugares possíveis e imagináveis. Compartilhe no Twitter, Instagram, classificados do bairro, porta do banheiro da escola, no grupo dos tios do zap, mensagem de fumaça… você entendeu.
Quanto maior o número de profissionais que souber da existência desse projeto e estiver disposto a testá-lo, melhor ele vai sair no fim das contas.
Bora juntes mudar o mercado pra melhor?
Antes tarde do que esquecido!
Em breve chegam duas parcerias MARAVILHOSAS na Tradushirts de pessoas muito maravilhosas e intrinsecamente ligadas ao mercado editorial. Já dei algumas dicas lá no Instagram, mas o que posso dizer nesse momento é que provavelmente tudo chega junto com as novidades de 25 de setembro, para a reinauguração ser com o pé direito!
Não se esqueça de deixar um coração, um comentário, um agradinho; tudo isso ajuda muito na entrega dessa news <3
Um abração e até a próxima!
Que ideia ótima, Vivi! Boa sorte na nova graduação e no novo projeto ❤️